terça-feira, 24 de março de 2020

Sentimentos, Pensamentos e Ações...



Falar sobre sentimentos em isolamento.... Pensei muito em o que escrever, como escrever...

Lembrei da conversa que tive por vídeo com a psicóloga que está me ajudando e ela me disse exatamente essas palavras: Sentimentos, Pensamentos e ações...

Sentimentos, o que são sentimentos?

Buscando na internet achei a seguinte descrição: " Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. " (https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/sentimentos.htm)

Eu e meu marido participamos de um movimento da Igreja Católica, denominado EMM (Encontro Matrimonial Mundial) no qual vivemos um fim de semana para o casal, um fim de semana abençoado e muito intenso. Neste encontro aprendemos uma ferramente diferente para dialogar. E aprendemos que os sentimentos não são bons nem ruins, o bom ou ruim é o que ele me leva a fazer ou pensar.

Não consigo controlar o que sinto, nem o que penso, mas o que faço sim. Contudo, os sentimentos podem ser divididos em sentimentos de raiva, de medo, de alegria e de tristeza.

Neste isolamento já tive diversos sentimentos, indignação, frustração, irritação, raiva, ansiedade, pavor, desespero, medo, preocupação, aborrecimento, chateada, fracassada, solidão, tristeza, vazio, aflição, derrota, orgulho, agradecida, emocionada e pertencida.

Não consigo controlar o que sinto, mas consigo controlar o que faço com o que sinto, a ação que devo tomar depois de cada sentimento sentido.

Chorar, algo que todos os dias, em algum momento acontece comigo... Normalmente à noite, quando sinto vazio e solidão, o desabafo acontece chorando... Algo que nem sempre achamos bom, porém aprendi neste isolamento que chorar alivia a alma mesmo... Depois de cada choro, sinto uma paz bem grande...

Já tive atitudes como de questionar Deus... Por que comigo??? O que eu fiz de errado???

Depois acabo me arrependendo e no meu arrependimento oro pedindo a Deus sabedoria para lidar com tudo que acontece e com tudo que tenho sentido...

Meus pensamentos também nem sempre posso controlá-los, mas consigo pensar na VIDA que me espera lá fora, nos meus filhos, meu marido, minha mãe, minhas irmãs (nossa ainda não postei nada sobre elas... rsrs), meus sobrinhos, meus cunhados e cunhadas, minha sogra (também não postei nada ainda... rsrs), meus amigos, meu novo emprego, que se Deus quiser ainda estará lá quando tudo isso acabar... Enfim, na vida que terei quando sair desse quarto...

Minhas ações tem sido de tentar desviar a atenção de coisas ruins. Primeira coisa, parei de ver os jornais o dia todo. Só vejo a noite o jornal da região. Parei de ver mensagens sobre o vírus, nem tudo é verdade, e o que eu preciso saber já sei. Já estou tomando os cuidados necessários para manter-me viva e cuidar dos meus filhos em breve... Tenho feito orações pela manhã e à noite, além de quando sinto-me depressiva, oro.

E agora tenho tomado meus pensamentos para alertar as pessoas com o blog. Isso tem feito com que meus dias fiquem mais leves, podendo extravasar meus sentimentos, meus pensamentos e ajudar aqueles que também estão em isolamento.

Peço que aqueles que estão em oração por mim, continuem... Estão me dando muita força, muita coragem e me ajudando com as palavras de carinho... Não consigo responder a todos, pois as mensagens são muitas (Graças a Deus), mas garanto que nas minhas orações tenho colocado todos...

E VOCÊ QUE LEU MEU POST IMPLORO: FIQUE EM CASA!!!

5 comentários: